KIPCOR REALIZA APENAS A CIRURGIAS CARDÍACAS. PARA CONSULTA CARDIOVASCULAR PROCURE UM CARDIOLOGISTA DA SUA PREFERÊNCIA.

-A +A

Parada Cardíaca

Parada cardíaca é a perda repentina de circulação sanguínea em resultado da incapacidade do coração em bombear sangue. Os sintomas incluem perda de consciência e respiração ausente ou anormal. Algumas pessoas podem sentir dor no peito, falta de ar ou náuseas antes da parada cardíaca. Quando não é tratada no prazo de minutos, geralmente leva à morte.

A causa mais comum de parada cardíaca é a doença arterial coronária. Entre as causas menos comuns estão hemorragias abundantes, falta de oxigénio, níveis muito baixos de potássio, insuficiência cardíaca e exercício físico intenso. Existem também uma série de distúrbios hereditários que podem aumentar o risco, entre os quais síndrome do QT longo. O ritmo cardíaco inicial mais comum é fibrilhação ventricular. O diagnóstico é confirmado pela ausência de pulsação. Embora uma parada cardíaca possa ser causada por um enfarte do miocárdio ou insuficiência cardíaca, trata-se de condições distintas.

A prevenção passa por não fumar, praticar exercício físico e manter peso saudável. O tratamento para a parada cardíaca é a realização imediata de reanimação cardiorrespiratória e, se estiver presente ritmo chocável, desfibrilhação. Entre os sobreviventes, a hipotermia terapêutica pode melhorar o prognóstico. A colocação de um cardioversor desfibrilhador implantável pode diminuir a possibilidade de morte por recorrência.

Nos Estados Unidos, em cada ano cerca de 13 em cada 10 000 pessoas sofrem uma parada cardíaca fora do hospital, o que corresponde a 326 000 casos. Em ambiente hospitalar ocorrem ainda cerca de 209 000 casos por ano. A parada cardíaca torna-se mais comum à medida que a idade avança. Afeta com maior frequência homens do que mulheres. A percentagem de pessoas que sobrevive sem tratamento é de apenas 8%. Muitos dos sobreviventes apresentam incapacidade significativa. No entanto, muitas séries televisivas apresentam, de forma irrealista, elevadas taxas de sobrevivência.

 

Sintomas

Os sintomas clássicos de uma parada cardíaca são uma forte dor no peito que leva à perda da consciência e o desmaio, que faz com que a pessoa fique inanimada.

No entanto, antes disso, podem surgir outros sintomas que alertam para um possível infarto, como:

  1. Dor no abdômen ou nas costas que não passa;
  2. Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  3. Dificuldade em falar de forma clara;
  4. Formigamento no braço esquerdo;
  5. Palidez e cansaço excessivo;
  6. Náuseas e tonturas frequentes;
  7. Suores frios.

 

Quando surgem vários destes sinais, existe um maior risco de acontecer uma parada cardíaca e, por isso, é importante ir imediatamente para o pronto-socorro ou chamar uma ambulância.

Caso o coração deixe de bater, deve-se começar os primeiros socorros para aumentar as chances de sobrevivência.

 

Primeiros Socorros

Os primeiros socorros em caso de parada cardíaca são:

  • Chamar uma ambulância
  • Realizar a seguinte massagem cardíaca:
  1. Com a vítima deitada no chão de barriga para cima e com a cabeça inclina um pouquinho para trás, deve-se pressionar a região do centro do tórax entre os mamilos, com suas mãos sobrepostas e seus braços bem esticados;
  2. Pressione o coração com força e rapidamente, 30 vezes seguidas, e então jogue o ar de sua boca na boca da vítima.

 

A massagem cardíaca deve ser mantida até que a vítima recupere a consciência ou até que a ambulância chegue.

 

 

Summary
Parada Cardíaca
Article Name
Parada Cardíaca
Description
Parada cardíaca é a perda repentina de circulação sanguínea em resultado da incapacidade do coração em bombear sangue. Os sintomas incluem perda de consciência e respiração ausente ou anormal. Algumas pessoas podem sentir dor no peito, falta de ar ou náuseas antes da parada cardíaca. Quando não é tratada no prazo de minutos, geralmente leva à morte.
Author
Publisher Name
KipCor Cirurgia Vascular
Publisher Logo
@kipcor.cardiologia Siga Instagram da KipCor - Cirugia Cardiovascular
Mande uma mensagem para o Whatsapp da KipCor