KIPCOR REALIZA APENAS A CIRURGIAS CARDÍACAS. PARA CONSULTA CARDIOVASCULAR PROCURE UM CARDIOLOGISTA DA SUA PREFERÊNCIA.

-A +A

Marcapasso

O QUE SÃO MARCAPASSOS?

Os marcapassos cardíacos são pequenos dispositivos implantáveis, capazes de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, impedindo que a frequência cardíaca se reduza abaixo de determinados limites. Atualmente, existem muitos modelos diferentes de marcapassos aplicáveis para cada tipo de paciente.

O PROCEDIMENTO

O procedimento é realizado com anestesia (sedação endovenosa) para que o implante seja totalmente indolor. As salas de cirurgia são isoladas, o ar é bacteriologicamente filtrado e o fluxo é laminar, praticamente eliminando o risco de infecções. Durante a cirurgia, são implantados eletrodos especiais no coração que são conectados ao gerador. Estes eletrodos chegam até o coração através das veias por onde são introduzidos.

O marcapasso é conectado aos eletrodos já implantados e testados, ficando sob a pele, geralmente na região subclavicular direita ou esquerda. A pequena abertura na pele é fechada por pontos intradérmicos reabsorvíveis, dispensa a necessidade da retirada de pontos e deixa uma cicatriz quase invisível.

PÓS CIRÚRGICO

Como é um procedimento simples, a pessoa já pode ir para casa no dia seguinte à cirurgia. No entanto, é importante fazer repouso no primeiro mês e consultar regularmente o cardiologista. Além disso, é importante evitar pancadas no aparelho, evitar movimentos bruscos envolvendo o braço do lado em que foi colocado o marcapasso, ficar cerca de 2 metros distante do microondas ligado e evitar usar o celular do mesmo lado em que está o marcapasso.

As pessoas que possuem um marcapasso podem ter uma vida normal, somente evitando grandes esforços nos primeiros 3 meses após a sua colocação, no entanto ao entrar numa academia de ginástica, sempre que for a uma consulta médica de qualquer especialidade ou se for fazer fisioterapia deve mencionar que é portador deste dispositivo.

O marcapasso pode ser provisório, quando colocado apenas por um período de tempo para tratar alteração cardíaca causada pela overdose de medicamentos, por exemplo, ou pode ser definitivo, quando é colocado para controlar problemas a longo prazo como os bloqueios definitivos do coração

INDICAÇÃO

A implementação do marcapasso é indicada pelo cardiologista quando a pessoa possui alguma doença que cause diminuição dos batimentos cardíacos, como doença do nó sinusal, bloqueio atrioventricular, hipersensibilidade do seio carotídeo ou outras que afetam a regularidade das batidas do coração.

Além do marcapasso convencional, há também os desfibriladores e ressincronizadores, que tratam de graves arritmias e disfunção do ventrículo esquerdo.



SE VOCÊ AINDA TEM DÚVIDA, ENVIE UM E-MAIL PARA KIPCOR

MédicoPacienteCardiopatias CongênitasCirurgia Cardíaca Adulto E InfantilCirurgia de Aorta AbertaCirurgia de Aorta EndovascularImplante de MarcapassoPonte de SafenaTratamento De Aneurisma da Aorta TorácicaTratamento de Doenças ValvularesOutros
@kipcor.cardiologia Siga nosso Instagram!