Tratamento de Aneurisma da Aorta Torácica
O Aneurisma da Aorta é uma dilatação progressiva que acontece em um ou mais segmentos da aorta. Essa dilatação leva ao enfraquecimento de sua parede. Uma vez distendida, torna-se cada vez mais fina, com risco progressivo de ruptura. Por isso, o aneurisma da aorta é grave e requer acompanhamento periódico.
A ruptura de um aneurisma da aorta requer intervenção imediata, pois há risco iminente à vida. Aneurismas da aorta também são conhecidos como “o assassino silencioso”, porque, quando eles crescem e rompem, há um risco de 80-90% de morte imediata.
As principais causas do aneurisma da aorta estão associadas à aterosclerose. Os fatores de risco são os mesmos da doença coronariana:
- Fumo
- Diabetes
- Hipertensão
- Colesterol
- Histórico familiar
O diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento médico são essenciais para evitar o rompimento da aorta, complicação principal do aneurisma.
DIAGNÓSTICO
Muitas vezes, o Aneurisma da Aorta Torácica é identificado durante exames médicos não relacionados à doença. É comum o diagnóstico ser realizado em exames como radiografia ou ultrassom por outro motivo, sem que o paciente tenha qualquer sintoma.
É imprescindível o exame clínico, tanto na região torácica quanto abdominal, em pacientes acima de 50 anos.
Em caso de suspeita da dilatação da aorta, exames como ecocardiograma, radiografia de tórax, tomografia computadorizada e eventualmente, ressonância magnética são os mais indicados.
Hipertensos, fumantes e pessoas com colesterol alto, aterosclerose ou histórico familiar devem receber atenção especial. Acompanhar com o Cardiologista Clínico é fundamental.
TRATAMENTO
A aorta é o maior vaso do corpo humano. Ao sair do coração, distribui o sangue inicialmente para as artérias da cabeça e membros superiores. Depois, segue levando o sangue para todo o restante do corpo.
Anatomicamente, a aorta é dividida em seguimentos:
- aorta ascendente
- arco aórtico
- aorta descendente ou torácica
- aorta abdominal
Dependendo do tamanho e da localização, o Aneurisma da Aorta Torácica possui diferentes formas de abordagem e tratamento:
Aneurisma da Aorta Ascendente e Arcos Associados:
Na maioria das vezes, o tratamento de aneurisma da aorta ascendente ou de arcos associados requer uma cirurgia aberta. No procedimento, a abordagem costuma ser a substituição da área do aneurisma por uma prótese tubular.
Aneurismas da Aorta Torácica Descendente e da Aorta Abdominal:
Os aneurismas da aorta torácica descendente e da aorta abdominal quase sempre recebem outra abordagem. São tratados por cirurgia endovascular.
O tratamento endovascular é um procedimento minimamente invasivo no qual o cirurgião coloca uma endoprótese (uma malha metálica tubular recoberta por um tecido impermeável) na área com o aneurisma, de modo que o sangue pode fluir no interior desta prótese, fazendo com que o fluxo de sangue não passe mais na parte dilatada do vaso. A endoprótese é inserida por meio de uma artéria na virilha do paciente, usando raios-X para orientar o posicionamento.
Já o tratamento por cirurgia aberta, é um procedimento com grandes riscos e complicações, podendo levar a morte e em vários casos, a paraplegia.
Com a revolução endovascular, o desenvolvimento destas habilidades foi essencial para a formação completa do cirurgião cardiovascular, de forma que atualmente, o cirurgião cardiovascular é capaz de tratar todas as formas de doença da aorta.
O diagnóstico precoce e o acompanhamento com o Cardiologista Clínico são fundamentais para o controle do avanço do aneurisma da aorta. É o Cardiologista também quem irá identificar a necessidade de encaminhar o paciente para o tratamento. A definição entre cirurgia aberta ou endovascular dependerá da localização do aneurisma e da avaliação individual de cada caso.
Telephone No.(11) 3053-6611