KIPCOR REALIZA APENAS A CIRURGIAS CARDÍACAS. PARA CONSULTA CARDIOVASCULAR PROCURE UM CARDIOLOGISTA DA SUA PREFERÊNCIA.

-A +A

Tratamento de Doenças Valvulares

DOENÇAS VALVULARES

A doença valvular cardíaca consiste no mal funcionamento de uma das quatro válvulas cardíacas que mantêm normal o fluxo de sangue na direção adequada através do coração. A cirurgia cardíaca valvular é um procedimento para tratar a doença valvular durante a qual o cirurgião cardíaco repara ou substitui a válvula cardíaca doente.

Nem todas as doenças valvulares requerem tratamento cirúrgico. As doenças valvulares cardíacas mais comuns com necessidade de cirurgia são a doença da válvula Aórtica e a doença da válvula Mitral. A doença da válvula Tricúspide é menos frequente e quase sempre está associada secundariamente à doença da válvula Mitral. A doença da válvula Pulmonar raramente necessita de intervenção cirúrgica exceto em doenças cardíacas congênitas.

DOENÇA DA VÁLVULA AÓRTICA

A doença da válvula Aórtica é uma patologia que envolve a válvula que está entre a principal câmara de ejecção do coração, o Ventrículo esquerdo, e a principal artéria do corpo, a Aorta. A doença da válvula Aórtica pode resultar de alguma anomalia anatômica presente desde o nascimento ou mais frequentemente resultar de alterações associadas a infecções ou envelhecimento e calcificação da válvula. A doença da válvula Aórtica pode ser estenose, insuficiência ou uma combinação das duas.

Na Estenose Aórtica, a abertura da válvula está prejudicada e a válvula não abre corretamente. Esta situação provoca uma obstrução do fluxo de sangue do coração para a Aorta e para o resto do corpo.

Na Insuficiência Aórtica, a válvula não fecha corretamente, o que provoca um refluxo de sangue no sentido contrário da Aorta para o coração.

Nas duas condições há sofrimento do músculo cardíaco seja por hipertrofia ou dilatação.

DOENÇA DA VÁLVULA MITRAL

A doença da válvula Mitral é uma patologia que envolve a válvula que está entre a câmaras cardíacas esquerdas, o átrio esquerdo que recebe o sangue com oxigênio dos pulmões e o ventrículo esquerdo. A doença da válvula Mitral pode resultar de alguma anomalia anatômica presente desde o nascimento ou mais frequentemente resultar de alterações associadas a infecções, doenças do colágeno que causam enfraquecimento da estrutura da válvula, infarto do miocárdio, ou envelhecimento com calcificação da válvula. A doença da válvula Mitral pode ser insuficiência, estenose ou uma combinação das duas. Na Insuficiência Mitral, a válvula não fecha corretamente. Esta condição provoca um refluxo de sangue no sentido contrário do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo com acumulação de sangue nos pulmões.

Na estenose Mitral, a abertura da válvula está alterada e a válvula não abre corretamente. Esta estenose provoca uma dificuldade do fluxo de sangue do átrio esquerdo e pulmões para o ventrículo esquerdo.

DOENÇA DA VÁLVULA TRICÚSPIDE

A doença da válvula Tricúspide é uma patologia que envolve a válvula que está entre a câmaras cardíacas direitas, o átrio direito que recebe o sangue sem oxigênio de todo o corpo e o ventrículo direito, que bombeia o sangue para os pulmões para ser oxigenado. A doença da válvula tricúspide pode resultar de alguma anomalia anatômica presente desde o nascimento ou de alterações associadas a infecções, doenças do músculo cardíaco e de outras doenças valvulares cardíacas em particular da doença da válvula Mitral.  A doença da válvula Tricúspide pode ser insuficiência, estenose ou uma combinação das duas.

TRATAMENTO DA DOENÇA VALVULAR

Para reparar ou substituir uma válvula cardíaca, o cirurgião cardíaco necessita, durante a cirurgia, abrir o coração. Para isso é necessário substituir o funcionamento do coração e dos pulmões durante a cirurgia por uma máquina, a máquina de circulação extracorpórea. No fim da reparação ou substituição da válvula, o coração é suturado e o seu normal funcionamento é retomado sem a ajuda da máquina de circulação extracorpórea. Sempre que há mais que uma válvula cardíaca com doença ou existe outro problema cardíaco associado como a doença coronária, todas as patologias cardíacas são tratadas durante a mesma cirurgia cardíaca.

Embora todas as cirurgias cardíacas envolvam algum risco, as complicações maiores são raras devido à evolução tecnológica e aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas. A cirurgia cardíaca valvular restaura o normal funcionamento dos fluxos cardíacos com uma taxa reduzida de complicações. Para além disso, o objetivo é prolongar a vida, melhorando muito a qualidade de vida com redução dos sintomas.



SE VOCÊ AINDA TEM DÚVIDA, ENVIE UM E-MAIL PARA KIPCOR

MédicoPacienteCardiopatias CongênitasCirurgia Cardíaca Adulto E InfantilCirurgia de Aorta AbertaCirurgia de Aorta EndovascularImplante de MarcapassoPonte de SafenaTratamento De Aneurisma da Aorta TorácicaTratamento de Doenças ValvularesOutros
@kipcor.cardiologia Siga nosso Instagram!